Portal Barreirinhas

Portal Barreirinhas


Barreirinhas - Lençóis Maranhenses - Brasil - O Portal Barreirinhas é um guia completo que envolve atividades econômicas e comercias, jornalismo, cultura,turismo, esporte e divulgação de eventos, voltado para a comunidade de Barreirinhas e adjacências. Foto: Elayne Gomes

Barreirinhas

Curta nossa fan page - www.facebook.com/Barreirinhas

Hotéis e Pousadas Barreirinhas -  Clique aqui 

Agências de Passeios  Barreirinhas - Clique aqui

Transporte Barreirinhas- Clique aqui

Barreirinhas é um municípiobrasileiro do estado do Maranhão. O município é conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como Deserto brasileiro.Possui uma população de 54.930 habitantes (Censo 2010).

História

O Distrito de Barreirinhas foi criado em 14 de junho de 1871, pela Lei Provincial n° 951, e sua emancipação ocorreu em 29 de março de 1938, através da Lei n° 45, data em que se comemora o aniversário da cidade. A principal via de acesso era através do Rio Preguiças, por barcos à vela, que passavam vários dias para chegar à capital do estado do Maranhão. Na década de 70, a cidade experimenta o primeiro surto de mudanças sociais, provocadas, principalmente, pela descoberta do potencial petrolífero e gás do bloco de Barreirinhas. Considerado um primeiro surto de crescimento acelerado da cidade com o surgimento de bairros como Canequinho, Cebola e Aeroporto. Na década de 1990 surge um novo surto de crescimento através da ampla divulgação das belezas naturais da região, a exemplo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Caburé, Atins e Mandacaru. Diversos empreendimentos turísticos de pequeno, médio e grande porte se instalaram na cidade. Barreirinhas, outrora pacata e acolhedora, se transforma rapidamente em pólo turístico de renome internacional. O crescimento acelerado do turismo trouxe em seu bojo novos desafios que se somam aos anteriores. Contam os mais antigos moradores que o nome de Barreirinhas, teve sua origem devido às paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças, às vezes ladeadas por dunas de areia e que foram denominadas, popularmente, de “barreirinhas”, termo que já era utilizado na região no fim do século XVII, bem antes da criação do município.

Localização

O Município de Barreirinhas possui uma área de 3.111 km2, com área urbana de aproximadamente, 1.097 hectares, a 253 km da Capital São Luís, situa-se na Mesorregião do Oeste Maranhense e na Microrregião da Baixada Oriental, localizado à margem direita do Rio Preguiças limita-se ao Norte pelo Oceano Atlântico, ao Sul pelos municípios de Urbano Santos, Santa Quitéria do Maranhão e São Bernardo. A Oeste pelo Município de Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

População

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Barreirinhas em 2010 é de 53.746 habitantes. Barreirinhas é o 38º município do Estado do Maranhão em extensão territorial.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Curta nossa fan page - www.facebook.com/Barreirinhas

Quer conhecer Barreirinhas e não sabe onde ficar? Clique aqui e

 

 

Últimos Locais Adicionados

1. AVA ( Sobrevoos e Taxi Aéreo)
    AVA ( Sobrevoos e Taxi Aéreo)
    Endereço: Avenida Brasilia nº 17
2. Mauro Tur
    Mauro Tur
3. Galeria Arte da Terra
    Galeria Arte da Terra
    Endereço: Beira Rio
4. Hotel Rio Preguiças
    Hotel Rio Preguiças
    Endereço: Avenida Brasilia, 80
Leia Mais...

Os Mais Votados

1. Praia de Caburé
    Praia de Caburé
    Star10Star10Star10Star10Star10
2. Rio Preguiças
    Rio Preguiças
    Star10Star10Star10Star10Star10
3. Centro Cultural Baial Ramos
    Centro Cultural Baial Ramos
    Star10Star10Star10Star10Star10
4. Vassouras
    Vassouras
    Star10Star10Star10Star10Star10
Leia Mais...

Busca por Locais

Retornar ao Topo