Pronatec investe em entorno dos Parques Nacionais

O Ministério do Turismo está investindo na capacitação de artesãos, produtores e agricultores familiares que atuam no setor turístico. O novo módulo do Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, tem como foco o desenvolvimento de comunidades de 77 municípios localizadas no entorno de 12 Parques Nacionais. A meta é capacitar a população para lidar com o aumento de turistas na região.

As visitas aos Parques Nacionais triplicaram entre 2006 e 2013, passando de 1,9 milhão para 6 milhões, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A demanda deve crescer ainda mais com os investimentos dos ministérios do Turismo e Meio Ambiente em infraestrutura e acesso.

Entre os 200 cursos oferecidos gratuitamente estão os de marceneiro, artesão, montador de calçados, auxiliar de cozinha e pescador profissional. Todos gratuitos e oferecidos em parceria com o Senac, Sest/Senat, Senai, Senar e Institutos Federais e Estaduais de Ensino. Representantes dos municípios já estão sendo chamados para participar de treinamentos em Brasília. As aulas estão previstas para terem início em 2015.

“A proposta é que os municípios invistam em seus profissionais para que adquiram técnicas e organizem a produção”, diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “Desta forma, serão capazes de lidar com o aumento de turistas, oferecendo produtos de qualidade, gerando renda e valorizando a própria cultura”, afirma.

Segundo um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os Parques Nacionais poderiam gerar, só com visitação, pelo menos R$ 1,6 bilhão por ano já que exercem um forte apelo entre os brasileiros e turistas estrangeiros que visitam o país. O Brasil é hoje considerado o primeiro em atrativos naturais, de acordo com o ranking de competitividade em turismo do Fórum Econômico Mundial, que avalia 140 nações.

A cidade de Quatis (RJ), um dos municípios contemplados pelo Pronatec Desenvolvimento Local, localizada a cerca de 61 Km do Parque Nacional de Itatiaia, os principais atrativos são o mel de abelha, os bordados, as plantas medicinais e as bebidas destiladas. Para Quatis, o curso de destilador de bebidas do Pronatec MTur Desenvolvimento Local pode aumentar a produtividade da região e os ganhos com o produto. “Espero que os cursos gerem uma vantagem competitiva à cidade, que os cidadãos se desenvolvam profissionalmente e que empresários se aproximem de nossa região”, diz Fabricio Souza, diretor de Cultura da Secretaria de Turismo da cidade.

Para a escolha dos 77 municípios foram considerados critérios como a presença de rede ofertante de cursos, o fato de integrarem o mapa do turismo brasileiro e a localização na área de abrangência dos 12 Parques Nacionais priorizados pelo MTur. Além disso, levou-se em consideração aqueles localizados nas 14 regiões turísticas definidas no mapa do turismo brasileiro, assim como os municípios considerados patrimônio cultural mundial da humanidade (Unesco), contendo conjuntos urbanos e bens materiais tombados pelo Iphan.

Os Parques Nacionais que serviram de base para a seleção dos municípios foram Anavilhanas (AM); Lençóis Maranhenses (MA); Ubajara (CE); Brasília (DF); Chapada dos Guimarães (MT); Chapada dos Veadeiros (GO); Serra do Cipó (MG); Tijuca (RS); Itatiaia (RS); Serra dos Órgãos (RJ); Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC).

Além do Pronatec Desenvolvimento Local, o Ministério do Turismo continua atuando nas frentes social (Pronatec Turismo Social) e corporativa (Pronatec Turismo na Empresa), além da qualificação associada diretamente ao turismo (Pronatec Turismo). A previsão é de que 50 mil vagas sejam abertas no próximo ano.

Até o momento mais de 166 mil pessoas já se inscreveram nos cursos de qualificação profissional do Pronatec Turismo, que ocorrem em 120 cidades do país. Os cursos mais procurados são os de auxiliar administrativo (cerca de 34 mil inscritos); inglês básico (cerca de 13 mil) e recepcionistas em meios de hospedagens (cerca de 12 mil).

Fonte: facebook.com/VivaTurismoMa

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!