Prêmio FAPEMA 2014: utilização de espécies nativas é valorizada no urbanismo de Barreirinhas

Com intenção de fortalecer a preservação das espécies nativas, diminuindo o uso de espécies exóticas do município de Barreirinhas, o aluno José Igor Meneses Sousa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), sob orientação da professora Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro, desenvolveu a pesquisa "Levantamento florístico de espécies utilizadas em arborização e paisagismo de praças e passeios públicos do município de Barreirinhas- MA".

A finalidade do projeto foi identificar as plantas utilizadas na arborização e no paisagismo de praças e passeios públicos no município, verificando suas vantagens e desvantagens, contribuindo, dessa forma, para a criação e o fortalecimento de mecanismos de planejamento da arborização urbana, aliados à conservação da biodiversidade local.

“A novidade é que o trabalho está voltado para o urbanismo de Barreirinhas, uma cidade onde o turismo é baseado em uma área de preservação ambiental”, justifica a orientadora.

A pesquisa concluiu que Barreirinhas possui poucas espécies vegetais utilizadas, e apenas uma delas é nativa. Outra constatação é que as espécies não possuem um manejo adequado na atual arborização.

“A intenção, a partir de agora, é sugerir oficialmente algumas espécies nativas, para que a gestão pública possa utilizá-las, o paisagismo da cidade”, explicou a orientadora Éville Ribeiro.

Com o trabalho, professora e aluno conquistaram o Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Pesquisador Junior, área de Ciências Biológicas. Éville Ribeiro revela o sentimento de ter o trabalho reconhecido pela maior premiação científica do Norte/Nordeste.

“Poder iniciar tão cedo na pesquisa é uma oportunidade incrível! Vencer o Prêmio FAPEMA é, com certeza, uma alegria muito grande. A sensação de reconhecimento de um trabalho feito com muito carinho e esforço”, destacou.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014 aconteceu segunda, no Teatro Artur Azevedo, confira detalhes aqui.

Fonte: http://www.fapema.br

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!