Conselho de Lençóis Maranhenses define plano de ação

Conselho aprovou a criação das 4 câmaras técnicas e prazo para cumprimento das metas

Brasília (01/06/2015) – Os conselheiros que integram o Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, unidade de conservação administrada pelo Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reuniram-se no início de maio na Câmara de Vereadores de Santo Amaro do Maranhão/MA para apresentarem o resultado das reuniões realizadas no segundo semestre de 2014 nos três municípios abrangidos pelo Parque - Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro – e que servirão de base para a elaboração do Plano de Ação do conselho para o biênio 2015/2016.

As principais demandas que surgiram nas reuniões públicas foram: proibição da pesca no Parque para pessoas de fora da UC e alternativas de renda; regularização fundiária, em virtude do cadastro e da abertura dos processos administrativos previstos na Instrução Normativa IN 02/2009 em dois povoados da unidade (Baixa Grande e Canto dos Lençóis) e; proibição da criação de animais soltos por moradores do Parque.

Tendo em vista a complexidade dos assuntos e a dimensão do Parque Nacional e do número de moradores – ao todo 5572 pessoas que vivem em 42 povoados, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o chefe Adriano Souza, propôs a criação de Câmaras Técnicas (CT) com o objetivo de diagnosticar a situação e propor soluções aos problemas com prazo definido.

Ao todo foram criadas quatro CT, acerca de temas relacionados à Unidade de Conservação, a saber: CT Suínos, CT Travosa e CT Pesca. A CT Suínos visa diagnosticar e propor alternativas à criação de porcos soltos com o objetivo emergencial de eliminar esta prática nos povoados da Ponta do Mangue (Barreirinhas), Mairizinho (Primeira Cruz) e Baixa Grande e Queimada dos Britos (Santo Amaro, Zona Primitiva do PNLM). Os povoados foram selecionados de forma a incluir os três municípios e locais de maior relevância ecológica.

Já a CT Travosa, leva o nome do maior povoado inserido nos limites do Parque, atualmente com mais de 1.000 pessoas residentes. A expectativa é de seja montado um Grupo de Trabalho para acelerar o processo de cadastro das famílias e vistoria nos imóveis para instrução dos processos administrativos previstos na IN 02 de 2009.

A CT Pesca é focada numa das atividades mais recorrentes, pois o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área de pesca tradicional de pescadores que vivem dentro e fora da UC. O objetivo desta Câmara Técnica será identificar os locais de pesca, os pescadores e encontrar soluções para os moradores de fora do Parque, tendo em vista a proibição da prática da pesca por este segundo grupo dentro dos limites da unidade.

A CT de Uso Público terá como objetivo realizar a revisão da Portaria 63/2010, que cria critérios para cadastro e autorização dos serviços de condução e transporte de visitantes em veículo 4x4 na unidade.

O conselho aprovou ainda a criação de grupo de trabalho (GT) com objetivo de auxiliar o ICMBio no manejo de trilhas, sinalização e capacitação dos condutores.

"Hoje são mais de 200 carros, 250 condutores de visitantes e 250 motoristas credenciados que nos cobram constantemente a realização de cursos, a instalação de sinalizações nas trilhas e a revisão de alguns artigos da portaria", disse Yuri Teixeira Amaral, coordenador de Uso Público do ICMBio.

O conselho consultivo aprovou a criação das 4 câmaras técnicas e fixou o prazo de dezembro de 2016 para o cumprimento das metas definidas. "Trata-se de um plano de ação com objetivos claros e metas simples que auxiliará o ICMBio a se aproximar da comunidade e dar transparência", finaliza o gestor do Parque.

Saiba mais sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
 

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!