Governador assina ordem de serviço para reinício das obras do aeroporto de Barreirinhas

Transformar o turismo em fator de investimentos privados e de geração de emprego e renda para o povo do Maranhão, da Região dos Lençóis e do Delta do Parnaíba. Com essas premissas, o governador Flávio Dino e o prefeito de Barreirinhas, Léo

Costa, assinaram nesta segunda-feira (22), no Palácio dos Leões, ordem de serviço para reinício das obras do aeroporto da cidade.

O governador explicou que a iniciativa faz parte de um programa de investimentos voltado para a qualificação e consolidação da chamada‘Rota das Emoções’. Porta de entrada do roteiro, Barreirinhas ganha importante via aérea para fortalecer o turismo não só no Maranhão, mas também no Piauí e Ceará, estados que englobam o itinerário que, segundo o governador, é “um dos destinos mais importantes do Brasil e capaz de atrair tanto o turismo nacional, quanto o turismo internacional”.

Ele destacou, também, que o Governo tem investido na infraestrutura das cidades turísticas e, especificamente para a Região dos Lençóis Maranhenses, citou a estrada de Paulino Neves à Barreirinhas, Barreirinhas à Santo Amaro, que chegará até Primeira Cruz, e melhorias em outras áreas, como saneamento básico e projetos de fomento à cultura. “Estamos adotando várias medidas para que o turismo, já importante na região, possa ser cada vez mais um fator de investimentos”, ressaltou o governador.

Ligação aeroporto – cidade

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, o aeroporto, orçado em R$ 4,8 milhões, está 50% concluído, e o Governo do Estado irá entregar a obra em 90 dias. Além das edificações do terminal de passageiros, será construído também o acesso até o centro da cidade.

“Estamos realizando a licitação do ‘Mais Asfalto’ para o qual nós utilizaremos para que o acesso seja concluído. De modo que a gente tenha todo esse equipamento público pronto para contribuir no desenvolvimento econômico desse importante ponto turístico que é conjugado com a Rota das Emoções”, realçou o secretário.

O secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou a retomada das obras do aeroporto e informou que o Governo está investindo em políticas públicas para atração de turistas em Barreirinhas, como o ‘Mais Cultura e Turismo’, e na Rota das Emoções, com a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que tem o objetivo de reiniciar ações de promoção e desenvolvimento do destino.

Iniciado ainda na gestão do ex-governador Jackson Lago, o aeroporto de Barreirinhas foi abandonado pela gestão subsequente. Para Léo Costa, essa obra e os outros investimentos do Governo para o crescimento do turismo na região deixam a população confiante com o desenvolvimento econômico e social de Barreirinhas e da Rota das Emoções.

“O aeroporto é um passo fundamental, assim como a estrada para Paulino Neves, para integrar a Rota das Emoções. Camocim e Jericoacoara estavam muito bem ligadas com Parnaíba, mas a parte dos Lençóis Maranhenses estava travada. Agora, com o aeroporto e com a estrada, destrava. Nós estamos muito felizes e muito confiantes no nosso futuro e no desenvolvimento da Rota das Emoções”, ressaltou o prefeito.

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para reinício das obras do aeroporto o superintendente de Articulação Regional da cidade, Amílcar Rocha, e secretários municipais.

Fonte: http://www.casacivil.ma.gov.br/

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!