Aluno do IFMA Barreirinhas é selecionado para curso de verão nos EUA

Willy Batista, do Campus Barreirinhas, foi aprovado para uma bolsa na Universidade de Yale, no estado americano de Connecticut

O estudante do IFMA Willy Ernandes Costa Batista, matriculado no terceiro ano do curso Técnico em Agroindústria do Campus Barreirinhas, foi selecionado para participar do programa Young Global Scholars (YYGS), oferecido pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Contemplado com uma bolsa integral para um curso de verão, o jovem participará do programa de 17 a 30 de junho, frequentando sessões de seminários e debates na área de Relações Internacionais e Segurança.

Segundo informações da Universidade de Yale, a bolsa é oferecida na forma de desconto parcial ou integral das taxas de matrícula no programa, atualmente no valor de 6 mil dólares (cerca de R$ 20,3 mil, pela cotação do câmbio do dia), e não custeia despesas de transporte do bolsista. Em 2017, aproximadamente um terço dos alunos admitidos para o YYGS receberam o auxílio financeiro para participar do curso de verão.

Mobilidade

A Diretoria de Relações Internacionais (DIRI) do IFMA informou que a instituição conta com uma Política de Assistência ao Educando regulamentada (Resolução N° 64/2014), que prevê o fomento à participação de alunos em programas de mobilidade, através de editais lançados especificamente para esse fim. No caso de Willy Batista, como a seleção para o curso na Universidade Yale resultou da sua própria iniciativa pessoal, tendo a orientação da professora Michelle Bahury (Inglês), houve solicitação ao Campus Barreirinhas de recursos adicionais para a cobertura de despesas, sendo o auxílio obtido do orçamento da assistência ao educando, com complemento pela Reitoria.

No entanto, para a liberação de recursos por esse procedimento extraordinário, a solicitação com detalhamento de despesas deve passar por avaliação pela DIRI e pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), uma vez que o Instituto não tem viabilidade orçamentária para custear em larga escala a participação independente de estudantes em programas que não constituam as seleções previstas em editais de mobilidade.

Nas próximas semanas, a DIRI planeja divulgar um edital de seleção de alunos para a realização do exame de proficiência TOEFL ibT, que habilita os estudantes a concorrerem a vagas em programas internacionais de mobilidade oferecidos na língua inglesa.

Fonte: Assessoria de Comunicação IFMA