Oportunidade: Desenvolvimento local e sustentabilidade

Autor: Alexandre Gustavo Ugarte

Barreirinhas - Oportunidade de desenvolvimento local e sustentabilidade

 Grande oportunidade de desenvolvimento sustentavel para comunidades litoraneas do Ceará Piaui e Maranhão.

O objetivo do Projeto Nós Fazemos a Diferença desenvolvido pela CARE Brasil e financiado pela União europeia desde janeiro de 2012 é contribuir na redução da vulvenaribidade, no desenvolvimento sustentavél e no fortalecimento da gestão pública e social das comunidades dos 14 municipios que compõem a Rota das Emoções.

Antes de ontem  tive o prazer de participar do seminário de sensibilização ao dialogo comunitário para sustentabilidade na Rota das Emoções. Estamos diante mais uma oportunidade que a meu ver será uma das mais significantes. O trabalho comunitário que dispomos na Rota das Emoções não é aproveitado, muitos atores anônimos nem se quer sabem que existe a Rota estabelecida como um produto de turismo. Muitas com unidades totalmente desassistidas com sua identidade nativa muito interessante no convívio. A capacitação e a educação são elementos-chave com os quais a CARE Brasil trabalha na busca do desenvolvimento local.


A CARE Brasil atua como um agente catalisador e facilitador de processos de desenvolvimento em que os objetivos são capacitar, envolver, gerar e aumentar a autonomia das pessoas e das comunidades na construção do seu futuro e do seu acesso a direitos civis e humanos. Nesse processo, a capacitação, o acompanhamento das atividades e o monitoramento de todos os programas são feitos por várias instâncias da organização, com regularidade. O projeto Nós Fazemos a Diferença atende a necessidade maior em revitalizar um trabalho que nestes últimos 2 anos não teve mais continuidade. Temos que participar articulando e integrando os governos dos Estados prefeituras e sociedade civil nesta oportunidade.
 
A pobreza em contraste com a natureza deve ser preservada para não se perder a identidade. Diversos povoados têm abandonado sua tradição de construção de casas de adobe e taipa para fugir os estereótipos de que quem tem casa deste tipo é muito mais pobre. O que não é a realidade. Acreditamos que esta integração é absolutamente possível incentivando a manterem suas tradições com construções confortáveis e duráveis.

A revisão do Plano diretor dos municípios estará em pauta como ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos municípios.Estamos confiantes nesta nova etapa de trabalho para desenvolvimento social de toda Rota das Emoções.
 

Autor: Alexandre Gustavo Ugarte

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!