Oficina de Formação fortalece Mobilização Social pela Educação em Barreirinhas (MA)

Por iniciativa do Comitê local, o município maranhense de Barreirinhas recebeu, no dia 12 de março, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada no complexo esportivo da cidade, a atividade teve como objetivo reforçar e ampliar a atuação do Comitê e contou com exposições conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos.

Entre os temas abordados, durante o evento, o representante do MEC incentivou o debate sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da Educação e expôs ações promovidas por mobilizadores em todo o País com o intuito de aproximar familiares e educadores. Paulo Ronaldo orientou, também, a elaboração de Plano de Ação a ser implementado em Barreirinhas, com estratégias e metas baseadas no PMSE e adaptadas à realidade educacional e social do município.alt

Além dos membros do Comitê, participaram da Oficina professores, gestores escolares, membros do Conselho Tutelar, da Câmara Municipal, das secretarias municipais de Educação, Planejamento e Agricultura, do Instituto Federal Tecnológico do Maranhão, bem como representantes de igrejas evangélicas, da Pastoral da Educação e do Sindicato de Professores. A mesa de abertura do evento foi composta pela secretária de Educação de Barreirinhas, Karina Keise; pelo vereador Antônio Carlos Lisboa; pelo assessor do Gabinete do Prefeito, Antônio Caldas; pela integrante do Comitê local, Clerismar Silva; e pela representante da Secretaria Municipal de Educação do município de Urbano Santos, Nilvana Santos.

De acordo com o representante da equipe do PMSE no MEC, como resultado da Oficina, as ações de incentivo à interação família-escola em Barreirinhas foram fortalecidas e conquistaram mais apoio da gestão local. Segundo Ronaldo, a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou a ser considerada prioridade pela prefeitura e o grupo de mobilizadores ficou mais motivado. "O comitê mostra-se entusiasmado com a continuidade das ações de Mobilização Social pela Educação em Barreirinhas", afirmou Paulo Ronaldo.

Fonte: Mobilização Social pela Educação: http://mse.mec.gov.br/


Imprimir   Email