Desafios da 5ª Conferência Nacional das Cidades realizada na cidade de Barreirinhas

 

Texto: Alexandre Ugarte

Com o tema geral Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já! Uma cidade inteligente é aquela que seu povo se preocupa e participa com idéias e contestações.


De qualquer forma foi positivo cada um que foi exerceu sua cidadania. Os que não puderam participar sejam lá qual foi o motivo com certeza fez muita falta. Vejo pelas minhas considerações que foram pertinentes principalmente nas questões ambientais.
A Conferência Municipal foi ontem dia 9 Maio de 2013 às 10h da manhã.


O evento foi organizado pela Prefeitura de Barreirinhas dentro da metodologia aplicada em cada município brasileiro, segundo estrutura definida pelo próprio Ministério das Cidades. Fiquei realmente impressionado com a quantidade de representantes dos diversos segmentos sociais envolvidos com o tema, porem com baixíssima representação dos seguimentos comerciais e de Turismo um dos maiores instrumentos de desenvolvimento da região.


A eleição dos delegados foi feita de forma proporcional para cada segmento e o turismo infelizmente vai como suplente, de acordo com o regimento nacional, e os representantes são escolhidos nas pré- conferências.


O que vemos é sempre a mesma atitude de ineficiência na participação nas definições dos objetivos que buscamos para o município.
É alarmante a quantidade de avanços que podem ocorrer nestes próximos anos em decorrência de vários projetos que participamos nos cumprimentos das diretrizes do planejamento. E, no entanto não estamos preparados para isso. O município esta inerte a tantos problemas que ainda não foram resolvidos e os que pelos avanços aumentaram ainda mais.

Texto: Alexandre Ugarte


Imprimir   Email