IFMA qualifica guias de turismo em Barreirinhas

Já estão em andamento as aulas práticas do curso técnico em Guia de Turismo, modalidade subsequente, do IFMA/Campus Barreirinhas. Desde abril os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade de Barreirinhas - história, arte, cultura, geografia e infraestrutura turística do lugar. 


Os alunos simularam uma visita guiada, com falas, oriundas de pesquisas, em percurso a pé no centro da cidade, com paradas estratégicas em pontos como praças, igrejas, centros de artesanato, avenida Beira Rio e Morro da Ladeira. 


Os trabalhos também foram desenvolvidos com visita técnica em meios de hospedagem (Hotel e Resort) bastante procurados por turistas, para que pudessem conhecer as instalações, preços, configurações dos quartos, quadro de funcionários e serviços oferecidos. 


Outra atividade que animou os estudantes foi a visita ao povoado de Cajazal, uma comunidade que se destaca pela produção de artesanato em fibra do buriti - principal produto da cultura material comercializado na região. A turma observou o passo a passo o processo de confecção do artesanato, desde a retirada do “olho” da palmeira até a confecção do produto final como chapéus e sacolas.


Barreirinas-retiradad e olho palmeirade buritiPara Monique Serra, professora da disciplina Prática de Guiamento, "os educandos estão tendo uma oportunidade única de conhecer as potencialidades que Barreirinhas oferece”. Segundo ela, futuramente, eles serão agentes de transformação da realidade. “Eles vão contribuir para o fortalecimento da economia local, ao despertar para pontos ainda não explorados turisticamente", resumiu.


Estão previstas, ainda, visitas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, aos Povoados de Vassouras, Mandacaru e Caburé, bem como viagem de estudo aos municípios de Morros, Icatu e Axixá.

Fonte: IFMA/Asscom