Desenvolvimento integrado do turismo regional

Vale sempre lembrar que a Rota das Emoções faz parte de vários planos de desenvolvimento. A segmentação do Ecoturismo e Aventura, Turismo de experiência e a Regionalização do turismo ambos Plano Nacional do Turismo de 2007-2010. O desenvolvimento do turismo focado na Rota das Emoções deve estar alinhado a todos estes planos e principalmente premiar as boas praticas neste sentido principalmente as iniciativas que buscaram as facilidades e aproveitamento das comunidades no interior dos Parque Nacional na sustentabilidade do Turismo nos destinos indutores que deveriam ser referencia para todo este desenvolvimento.

Cabe a todos esta reflexão, o planejamento do turismo na região sem o fortalecimento destes projetos, pode ser considerado um pecado, algo assim feito em várias outras iniciativas de desenvolvimento nesta região do nordeste brasileiro.

Desta forma estaremos elaborando o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional. Como podemos ter um Turismo verdadeiramente Sustentável sem ter estes Planos alinhados nestas iniciativas?

O Sebrae sempre foi parceiro em todos estes planos do Ministério do Turismo. Observamos a falta de sinergia nestes projetos. Cabe a todos nos seminários e discussões na participação nestas iniciativas. O fortalecimento do associativismo a mobilização dos municípios quanto a estruturação dos Conselhos Municipais e o fortalecimento do Fórum como estrutura jurídica com a participação do poder público e dos atores dos municípios que compõem o nosso pólo de turismo Lençóis Maranhenses.

Não podemos perder mais esta oportunidade de demonstrar que o Maranhão tem se desenvolvido com a participação dos atores tanto empresariado quanto comunidade local. Vamos focar no fortalecimento do FÓRUM REGIONAL DE GOVERNANÇA TURÍSTICA POLO LENÇÓIS MARANHENSES.

Texto: Alexandre Gustavo Ugarte - Empresário Coordenador do Fórum Regional de Governança Turística Pólo Lençóis Maranhenses.

 

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!