Agerp e Prefeitura de Barreirinhas firmam parceria para o fortalecimento de agricultura familiar

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp-MA) em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas, implantou, esta semana, mais um escritório na sede de Barreirinhas, cuja finalidade é atender aos agricultores familiares daquele município.

Presentes no evento estavam o presidente da Agerp, Jorge Fortes; o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa; o gestor Regional da Agerp em Rosário, Valter Costa; o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Josenildo Cardoso; a secretária municipal de Agricultura, Letícia Canavieira; representantes sindicais; técnicos; agricultores familiares; jornalistas; e convidados.

Funcionando no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, no centro da cidade, a Agerp-Barreirinhas, conta com uma equipe de profissionais, coordenada pelo Escritório Regional de Rosário e cujo foco é atender nos próximos meses, cerca de 500 Unidades de Agricultura Familiar, nas zonas urbana e rural com projetos produtivos da agricultura familiar, artesanato da fibra do buriti e alimentos produzidos a partir de produtos da terra.

A equipe de Barreirinhas, também, atenderá à comunidade com a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, (DAP), na distribuição de sementes e na implantação de políticas publicas dos governos estadual e federal, tais como os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros.

“A instalação deste novo escritório além de dar maior visibilidade à Agerp serve, também, como ponto de apoio aos agricultores familiares, pois, é neste espaço, que os agricultores poderão buscar condições para desenvolver seus trabalhos tendo sempre, ao seu alcance, o apoio do técnico desta Agência. É importante agradecer o espaço e o interesse do município. Com boa vontade e interesse, conseguiremos alavancar a agricultura familiar no Estado”, destacou Jorge Fortes.

Para o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, a inauguração visa fortalecer a agricultura familiar no município. “É com grande felicidade que hoje vejo a junção de forças. De um lado, o Governo do Estado e de outro, o município buscando o melhor para a nossa agricultura familiar”, disse ele, ao tempo que completou: “se quisermos mesmo combater a pobreza, precisamos investir na agricultura familiar e na pesca”, destacou o prefeito.

No entendimento do gestor regional de Rosário, Válter Costa, a Agerp e a Prefeitura de Barreirinhas passam a caminhar juntos para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares desta região. “É com um imenso prazer que fechamos esta parceria que tem como foco principal o desenvolvimento das unidades familiares daquela região”.

 

Agricultura e turismo

Além de inaugurar sua nova sede, a Agerp participou, também, no mesmo período, do 2º Salão de Turismo Rota das Emoções.  Idealizado pelo Sebrae dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará e Prefeitura de Barreirinhas,  em parceria com o Governo do Estado e demais parceiros, este evento tem por finalidade, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo nos municípios participantes da Rota das Emoções e seus destinos complementares, além de gerar um ambiente de integração entre parceiros e sociedade, proporcionando a disseminação de conhecimento, oportunidades de negócios e estímulo a propostas de políticas públicas.

Cabe à Agerp, nesse processo, organizar os agricultores familiares da região para que possam se inserir com seus produtos neste novo roteiro turístico do Maranhão que inclui Rosário, Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. O objetivo dessa inserção é divulgar suas potencialidades e chancelar o referido roteiro na Rota das Emoções.

Fonte: Casacivil.ma.gov


Imprimir   Email