Agerp e Prefeitura de Barreirinhas firmam parceria para o fortalecimento de agricultura familiar

A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp-MA) em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas, implantou, esta semana, mais um escritório na sede de Barreirinhas, cuja finalidade é atender aos agricultores familiares daquele município.

Presentes no evento estavam o presidente da Agerp, Jorge Fortes; o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa; o gestor Regional da Agerp em Rosário, Valter Costa; o coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agerp, Josenildo Cardoso; a secretária municipal de Agricultura, Letícia Canavieira; representantes sindicais; técnicos; agricultores familiares; jornalistas; e convidados.

Funcionando no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, no centro da cidade, a Agerp-Barreirinhas, conta com uma equipe de profissionais, coordenada pelo Escritório Regional de Rosário e cujo foco é atender nos próximos meses, cerca de 500 Unidades de Agricultura Familiar, nas zonas urbana e rural com projetos produtivos da agricultura familiar, artesanato da fibra do buriti e alimentos produzidos a partir de produtos da terra.

A equipe de Barreirinhas, também, atenderá à comunidade com a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, (DAP), na distribuição de sementes e na implantação de políticas publicas dos governos estadual e federal, tais como os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros.

“A instalação deste novo escritório além de dar maior visibilidade à Agerp serve, também, como ponto de apoio aos agricultores familiares, pois, é neste espaço, que os agricultores poderão buscar condições para desenvolver seus trabalhos tendo sempre, ao seu alcance, o apoio do técnico desta Agência. É importante agradecer o espaço e o interesse do município. Com boa vontade e interesse, conseguiremos alavancar a agricultura familiar no Estado”, destacou Jorge Fortes.

Para o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa, a inauguração visa fortalecer a agricultura familiar no município. “É com grande felicidade que hoje vejo a junção de forças. De um lado, o Governo do Estado e de outro, o município buscando o melhor para a nossa agricultura familiar”, disse ele, ao tempo que completou: “se quisermos mesmo combater a pobreza, precisamos investir na agricultura familiar e na pesca”, destacou o prefeito.

No entendimento do gestor regional de Rosário, Válter Costa, a Agerp e a Prefeitura de Barreirinhas passam a caminhar juntos para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares desta região. “É com um imenso prazer que fechamos esta parceria que tem como foco principal o desenvolvimento das unidades familiares daquela região”.

 

Agricultura e turismo

Além de inaugurar sua nova sede, a Agerp participou, também, no mesmo período, do 2º Salão de Turismo Rota das Emoções.  Idealizado pelo Sebrae dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará e Prefeitura de Barreirinhas,  em parceria com o Governo do Estado e demais parceiros, este evento tem por finalidade, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo nos municípios participantes da Rota das Emoções e seus destinos complementares, além de gerar um ambiente de integração entre parceiros e sociedade, proporcionando a disseminação de conhecimento, oportunidades de negócios e estímulo a propostas de políticas públicas.

Cabe à Agerp, nesse processo, organizar os agricultores familiares da região para que possam se inserir com seus produtos neste novo roteiro turístico do Maranhão que inclui Rosário, Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande. O objetivo dessa inserção é divulgar suas potencialidades e chancelar o referido roteiro na Rota das Emoções.

Fonte: Casacivil.ma.gov

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!