A importância de implementação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças.

Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças: tem uma área de 6.750 km2 e uma extensão de 125 km (MARANHÃO, 2002, p.11). O principal rio nasce no interior do continente (região Nordeste), segue sinuoso até desaguar no oceano, a noroeste da localidade de Atins no município de Barrerinhas-MA. Nessa bacia encontra-se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhense com campos, estrutura de dunas e paleodunas. Nessa bacia encontram-se também dez municípios, entre os quais dois possuem sedes localizadas dentro dela e apenas um município, Paulino Neves-MA, encontra-se totalmente inserido na bacia do Preguiças. Com uma população total de 96.379 habitantes, essa bacia representa 1,5% da população estadual e sua densidade demográfica é de 14,37 hab./km2 (MARANHÃO, 2011, p.20).

   Foto: ( Alexandre Ugarte)

Os usos mais comuns dos recursos hídricos são para o abastecimento urbano e turismo. A expansão do turismo trouxe para a região empreendimentos imobiliários – residências e pousadas, que estão sendo construídos na orla do rio principal. Essas construções, bem como a abertura de trilhas por carros de tração são utilizadas para transportar turistas e têm contribuído para retirada da vegetação ripária.

Leia a pesquisa completa, clicando no link abaixo:

Pesquisa Alexandre Ugarte http://barreirinhas.wordpress.com/2013/01/25/a-importancia-de-implementacao-do-comite-da-bacia-hidrografica-do-rio-preguicas/


Imprimir   Email