Realizada todos os anos em Londres, a World Travel Market (WTM) é considerada o maior evento do mercado no Reino Unido e um dos maiores da indústria do turismo mundial. Em 2014, a feira acontece de 3 a 6 de novembro e, a convite da Embratur, a Rota das Emoções estará presente, apresentando suas belezas naturais e demais atrativos. Três empresários do Ceará, Piauí e Maranhão participam da iniciativa divulgando os empreendimentos do roteiro.
De acordo com a gestora da Rota no Ceará, Suilany Teixeira, a ideia da participação na WTM é intensificar a promoção do roteiro no mercado internacional, prospectando novos operadores para a comercialização do destino. "O Reino Unido e a Europa, como um todo, apresentam um potencial de compra elevado para o tipo de produto turístico que a Rota das Emoções oferece. Para o roteiro, é estratégica a conquista dessa fatia de mercado e por isso essa feira é de grande importância já que promove o contato direto com profissionais de viagens internacionais", explica Suilany.
O WTM é um evento "business to business" e apresenta uma gama diversificada de destinos e setores da indústria do turismo para o Reino Unido e seus agentes e operadores de viagens. São mais de 50 mil profissionais do setor e cerca de cinco mil expositores internacionais. A expectativa é de que o evento gere um volume de negócios de mais de 2,2 bilhões de libras esterlinas.
"É uma oportunidade única para os pequenos negócios que fazem parte da Rota das Emoções realizarem negócios, trocarem experiências, fazerem networking e estar em contato com as últimas novidades sobre o desenvolvimento do setor", destaca a gestora da Rota no Ceará.
Capacitação
Nos dias 14 e 15 de outubro, a Rota das Emoções, em parceria com a BWT Operadora, realizou uma capacitação em Manaus com agentes e operadores de turismo locais. Participaram cerca de 30 profissionais da área comercial das mais importantes empresas de viagens da capital amazonense. A ideia era preparar esses agentes para que vendam com propriedade o roteiro integrado e, dessa forma, estimular o aumento da demanda de manauaras pelo destino.
De acordo com Suilany Teixeira, a parceria com a BWT surgiu em um famtour realizado com agentes e operadoras por ocasião do segundo Salão de Turismo da Rota das Emoções. A operadora, que abriu recentemente uma filial em Manaus, manifestou interesse em capacitar seus vendedores no roteiro integrado e para viabilizar essa capacitação mobilizou outras empresas da cidade para ampliar o alcance do treinamento, convidando 50 agências locais.
"Foi uma grata surpresa ver o interesse desse mercado emissivo. O manauara tem um alto poder aquisitivo e lá eles não têm opção de turismo de sol e praia. Um dos locais preferidos deles é Fortaleza e a ideia é incentivar que eles permaneçam mais tempo no Ceará, estendendo a viagem pela Rota das Emoções, incluindo o Piauí e o Maranhão no passeio", explica.
"Para a BWT Operadora, essa é uma parceria importante, pois é uma forma de promover outros Estados próximos ao Ceará - destino bastante procurado pelos amazonenses. Dessa forma, podemos ofertar ao viajante um roteiro de cinco a oito noites que passa por três Estados com cidades praianas como o cliente gosta," afirma Gabriel Cordeiro, executivo da BWT. O treinamento contou com a participação de um consultor do Sebrae e empresários de cada Estado da rota.