Prefeitura de Barreirinhas planeja implantar voucher digital em 2015

Visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e os demais atrativos que a cidade de Barreirinhas oferece ao turista será uma experiência mais ordenada a partir do próximo ano. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae e Care Brasil, está viabilizando a implantação do voucher digital e conta com a participação efetiva dos empresários do trade e entidades representativas, além dos órgãos que compõem a administração pública. 

O voucher é o bilhete de acesso do visitante aos atrativos e constitui-se, juridicamente, como um documento de arrecadação fiscal. Em Barreirinhas, a implantação do voucher digital unificará os preços dos serviços das atividades turísticas, ao passo que permitirá ao poder público melhorar a acessibilidade e a infraestrutura nos atrativos, bem como o cumprimento das legislações de proteção ambiental e a fiscalização da qualidade dos serviços prestados pelas empresas que atuam no segmento do turismo.

Neste primeiro momento, a Prefeitura de Barreirinhas, em parceria com o Sebrae e a Care Brasil, prossegue com os processos necessários para o recadastramento empresarial que irá ocorrer com os prestadores de serviços turísticos da cidade. Neste sentido, o poder público, por meio das Secretarias Municipais de Finanças e Turismo, iniciou conversa com uma empresa de serviços contábeis, que já trabalha para o Município – a BR Ativos, para que idealize o formulário de recadastramento contemplando informações primordiais para a realização da ação e preencha as expectativas de ordenamento do turismo local.  

“O recadastramento empresarial é dos primeiros passos para a implantação do voucher digital, pois irá detectar quem ainda está na informalidade, dando a este o prazo para formalizar suas empresas e integrar o pool de prestadores de serviços cadastrados para atuar na atividade turística do município. Além disso, vai nos dar, como poder público, a verdadeira radiografia do que temos de empreendimentos no município, o que vai favorecer o planejamento para futuros projetos da gestão municipal”, destaca o secretário adjunto de Turismo de Barreirinhas, Régis Reis júnior.

No passado, uma tentativa de implantação do voucher em Barreirinhas foi viabilizada, porém sem sucesso. “Hoje, o processo é diferente. Estamos em outro momento, até mesmo de conscientização dos empresários que querem mudanças”, salienta o secretário adjunto de Turismo.

 

Relatório de consultoria

 

O Sebrae efetivou, recentemente, uma ampla consultoria sobre Formação de Preços de Vendas, junto aos prestadores de serviços de Barreirinhas que estão inseridos no Projeto Rota das Emoções e seus Novos Desafios, destacando vários pontos – da infraestrutura ofertada aos visitantes até ao preço praticado para as visitas aos atrativos, passando pelo levantamento dos custos do empreendedor, tributos, implantação do voucher e outros. A compilação dos resultados desse trabalho foi repassada em reunião ao secretário adjunto de Turismo, Régis Reis Júnior e ao representante da Care Brasil, João Martins, pela coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae no município, Flávia Nadler, e pela consultora que realizou o estudo, Maria Aparecida Moreira.

“Foi constatado, por exemplo, que o preço praticado pelos prestadores de serviço está defasado há mais de 12 anos. Com os valores praticados, não é possível se fazer um turismo de qualidade por parte dos prestadores de serviços. É necessário ajustes de valor, assim como melhorias urgentes na qualidade do serviço ofertado, principalmente no que diz respeito à segurança do visitante”, ressaltou a consultora do Sebrae.

O poder público de Barreirinhas acredita, por sua vez, que somente com o diálogo e mantendo a linha de comunicação aberta com o trade e demais entidades representativas, vai conseguir superar os gargalos e prosseguir com as ações quanto ao ordenamento turístico da cidade.

 

Fonte: Samme Ribeiro - Unidade de Marketing e Comunicação/ Sebrae MA