Prêmio FAPEMA 2014: utilização de espécies nativas é valorizada no urbanismo de Barreirinhas

Com intenção de fortalecer a preservação das espécies nativas, diminuindo o uso de espécies exóticas do município de Barreirinhas, o aluno José Igor Meneses Sousa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), sob orientação da professora Éville Karina Maciel Delgado Ribeiro, desenvolveu a pesquisa "Levantamento florístico de espécies utilizadas em arborização e paisagismo de praças e passeios públicos do município de Barreirinhas- MA".

A finalidade do projeto foi identificar as plantas utilizadas na arborização e no paisagismo de praças e passeios públicos no município, verificando suas vantagens e desvantagens, contribuindo, dessa forma, para a criação e o fortalecimento de mecanismos de planejamento da arborização urbana, aliados à conservação da biodiversidade local.

“A novidade é que o trabalho está voltado para o urbanismo de Barreirinhas, uma cidade onde o turismo é baseado em uma área de preservação ambiental”, justifica a orientadora.

A pesquisa concluiu que Barreirinhas possui poucas espécies vegetais utilizadas, e apenas uma delas é nativa. Outra constatação é que as espécies não possuem um manejo adequado na atual arborização.

“A intenção, a partir de agora, é sugerir oficialmente algumas espécies nativas, para que a gestão pública possa utilizá-las, o paisagismo da cidade”, explicou a orientadora Éville Ribeiro.

Com o trabalho, professora e aluno conquistaram o Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Pesquisador Junior, área de Ciências Biológicas. Éville Ribeiro revela o sentimento de ter o trabalho reconhecido pela maior premiação científica do Norte/Nordeste.

“Poder iniciar tão cedo na pesquisa é uma oportunidade incrível! Vencer o Prêmio FAPEMA é, com certeza, uma alegria muito grande. A sensação de reconhecimento de um trabalho feito com muito carinho e esforço”, destacou.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014 aconteceu segunda, no Teatro Artur Azevedo, confira detalhes aqui.

Fonte: http://www.fapema.br


Imprimir   Email