O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) concluiu, no fim de semana, o serviço extraordinário de emplacamento de veículos levado para a cidade de Barreirinhas por meio do posto avançado itinerante do órgão. Ao todo, 254 veículos foram emplacados, foram realizados 19 processos de transferência de proprietários, além de serem registrados 204 atendimentos a usuários.
O posto avançado funcionou de 7 a 10 deste mês no campus do Instituto Federal do Maranhão. A iniciativa faz parte das estratégias do Governo do Estado para desafogar a demanda de serviço nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) maranhenses e oferecer serviços aos proprietários de veículos nas cidades distantes das Ciretrans.
Para o coordenador de veículos do Detran-MA, Alberto Wagner Santos Costa, os trabalhos prestados pelo posto avançado em Barreirinhas superaram as expectativas. “O número foi maior que o esperado. Muitos condutores procuraram os serviços oferecidos e conseguiram se regularizar. Além dos serviços de lacre e emplacamento, os condutores também tiveram acesso à consulta de veículos e à impressão de multas e taxas de serviços”, explicou.
De acordo com dados do Detran-MA, Barreirinhas tem uma frota de 5.226 veículos, sendo 3.366 de motocicletas. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito de Barreirinhas, aproximadamente duas mil motos estão em situação irregular na cidade. O motivo desse alto índice de motos não regularizadas seria a distância entre a cidade e a Ciretran de Chapadinha (157 km), dificultando o acesso dos condutores aos serviços de registro, emplacamento, entre outros.
“Nosso objetivo com os postos avançados itinerantes do Detran é diminuir o fluxo de processos nas Ciretrans, a fim de proporcionar mais agilidade e qualidade nos serviços prestados no interior do Estado. Estamos seguindo uma das principais recomendações do governo Flávio Dino que é priorizar os usuários e servidores com atendimento, ambiente e qualificação propícios”, destaca o diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes.