A 70ª edição do Encontro do Colégio de Corregedores de Justiça do Brasil (Encoge), marcada para acontecer na Cidade de Barreirinhas, será ser realizada nos dias 18, 19 e 20 do mês de novembro. De acordo com a corregedora da Justiça do Maranhão e presidente do Colégio, desembargadora Nelma Sarney, uma equipe já está atuando nos preparativos para receber corregedores de todo o País. Com tema voltado para o futuro da Justiça, a proposta inicial é fomentar a troca de práticas bem sucedidas desenvolvidas pelas próprias corregedorias.
O encontro em Barreirinhas marca a reta final da gestão da desembargadora Nelma Sarney, que anunciou a prestação de contas dos dois anos à frente da entidade durante o evento. Ela também conduzirá o processo eleitoral para escolha da nova Comissão Executiva do colegiado para o ano de 2016, composta pelo presidente; 1º e 2º Vice-Presidentes, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros.
O Encoge é considerado um dos mais importantes eventos do Judiciário, uma vez que é voltado para os debates e encontrar soluções para os problemas por que passa o Judiciário, especificamente no 1º grau de jurisdição, cujo acesso do cidadão ocorre de forma direta e que é responsável pela gestão de cerca de 90% dos 200 milhões de processos que tramitam no Brasil.
Encoge – O Encontro de Corregedores é realizado três vezes ao ano, a cada quatro meses, e congrega corregedores de Justiça de todo o Brasil. A finalidade do evento é promover o intercâmbio de boas práticas, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciais em todo o Brasil. a importância do Encoge se dá pela representatividade, já que reúne corregedores da Justiça, responsáveis pela gestão da Justiça de 1º grau.