No dia 09 de Dezembro de 2016 o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, inaugurou a nova sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, no litoral do Maranhão. Além da área administrativa, a nova estrutura conta com alojamento para pesquisadores e abrigo para barcos e carros.
“Este é só um primeiro passo que estamos dando no sentido de estruturar cada vez mais este parque, que é um patrimônio não só do Maranhão, mas do Brasil e do mundo”, disse o ministro. Segundo ele, o próximo passo será a construção do Centro de Visitantes, cujo projeto deverá incluir uma área para exposições.
No seu discurso, o ministro anunciou, ainda, o aporte de recursos de compensação ambiental para o parque, que devem ser investidos em novas melhorias, e fez questão de ressaltar a importância das parcerias com os municípios da região.
Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia do Ministério do Meio Ambiente que gere os parques nacionais, o analista ambiental Ricardo Soavinski destacou o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que garantiu parte dos recursos utilizados na obra.
Ele ressaltou, também, os desafios de regularização fundiária e a necessidade de atualização do plano de manejo do parque e acenou com a adoção, no futuro, do projeto de concessão de serviços de uso público de apoio à visitação, modelo que vem dando bons resultados em outros parques nacionais.
Já o chefe do parque, Adriano Damato, fez um resumo dos principais avanços que a unidade de conservação vem obtendo desde 2009. Ele citou, entre outras coisas, a criação do conselho consultivo, o ordenamento dos serviços de transporte e condução de visitantes na unidade e o programa de voluntariado.
A cerimônia contou ainda com a presença dos prefeitos de Barreirinhas, Santo Amaro, Primeira Cruz e Rosário, municípios que ficam na região do parque, lideranças comunitárias, conselheiros da UC, além de representantes da Polícia Federal, Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Funbio, Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) e voluntários do parque.
Fonte: www.icmbio.gov.br