A Pandemia do Novo Coronavírus e os Impactos no Turismo Local

No dia 11 de Março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou que a doença causada pelo novo Coronavírus, passou do estado de contaminação para pandemia. Isso quer  dizer que, a manifestação da doença, que teve início na cidade de Wuhan (China), já tomou grandes proporções, se espalhando em vários países do mundo, inclusive no Brasil, conforme a população tem acompanhado.

Diante disso, verifica-se um cenário de crise de saúde pública que se estendeu à toda economia, nos mais diversos segmentos de mercado, destacando-se dentre as grandes áreas afetadas, o Turismo. No âmbito nacional, esse cenário já era previsto, segundo observa Nota Informativa divulgada pelo Ministério da Economia (Brasil), destacando canais pelos quais a economia brasileira poderia ser afetada, entre eles, redução no fluxo de pessoas e mercadorias e interrupção da cadeia produtiva de alguns setores.

No contexto do turismo, tanto as viagens internacionais quanto as nacionais vêm sofrendo impacto negativo. A baixa demanda por novos pacotes, bem como cancelamento das viagens já marcadas, é consequência das medidas de prevenção que as pessoas têm adotado contra a transmissão da doença, assim como uma recomendação das Entidades de Gestão de Saúde, que aconselham a remarcação das suas viagens.

No Maranhão, órgão público competente pela Gestão do Turismo no Estado (SETUR-MA), veiculou a campanha que tomou grande proporção nas redes sociais: “Se tem uma viagem marcada, não cancele, remarque, a pandemia vai passar, e o turismo não. Adia!”. Essa é uma das medidas adotadas para que a o turismo não sofra maiores impactos.

Na capital, São Luís, a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA-MA), suspendeu a visitação aos Museus e às Casas de Cultura sob administração do estado por um período de quinze dias, a contar da data de 17 de março de 2020, podendo ser prorrogada conforme necessidade. A medida considera que a visita é uma atividade frequentemente praticada por turistas originários de cidades e outros países onde há registros da infecção.

Importante no cenário da atividade turística no Maranhão, a cidade de Barreirinhas, considerada portal de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, já sente os reflexos da crise. “A situação não está muito boa não, está tudo parado num primeiro momento! Já tivemos alguns cancelamentos e adiamentos de atividades por parte de clientes”. Descreve o proprietário de agência de turismo local, Rikson Oliveira.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, com o intuito de evitar aglomerações que possam propagar o vírus, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, também considerou suspensa a visitação em todas as Unidades de Conservação Federais por sete dias, a contar do dia 17 de março de 2020. Nota: “por determinação do Presidente da República, a visitação pública em todas as unidades de conservação federais pelo período de uma semana, a contar da presente data, podendo haver prorrogação”.

Dentre as unidades de conservação com visitação suspensa, no Maranhão estão inclusos: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Diante desse cenário, o Portal Barreirinhas reitera a necessidade de as pessoas seguirem as recomendações dos órgão competentes pelo Sistema de Gestão de Saúde e dos profissionais da área, de adotarem medidas de proteção contra a propagação do Coronavírus, além de orientar as pessoas a não veicularem notícias falsas, evitando a disseminação do pânico entre as pessoas. Ressalta-se que o turismo é uma importante ferramenta para economia da cidade e consequentemente a renda dos barreirinhenses, cabe a população, órgãos públicos e empresas privadas unirem-se, afim de retomar os rumos de uma economia saudável e um turismo sustentável.

 

Leia sobre a prorrogação no período de suspensão da visitação aqui.

Por Amanda Sousa

Portal Barreirinhas

 

 

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!