Bacia de Barreirinhas começará a produzir gás natural

Em 20 dias, o Maranhão começará a produzir gás natural na parte terrestre da Bacia de Barreirinhas. O consórcio formado pelas empresas Engepet/Perícia iniciou ontem intervenção no poço 1-OC-1-MA, seis anos após ter arrematado blocos no Campo de Oeste de Canoas, na Bacia de Barreirinhas (terrestre), referente à 2ª Rodada de Licitações de Áreas Inativas, realizada pela ANP.
 
O diretor comercial da Engepet, Cléber Bahia Silva Júnior, explicou que a sonda concluirá a operação nesse poço em 20 dias e em seguida será deslocada para um segundo poço em Oeste de Canoas. "Até o fim de janeiro, deveremos partir para intervenções também em poços na área de Espigão", informou.
 
Gasmar - Cléber Bahia disse que apesar de o gás natural ser disponibilizado no Campo de Oeste de Canoas num prazo de 20 dias, a sua distribuição/comercialização dependerá ainda de contrato de suprimento a ser firmado com a Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).
 
A Gasmar ainda avalia de que forma a comercialização do gás será mais competitiva: se transportado por gasoduto ou por caminhões. O produto, inicialmente deve atender o mercado automotivo (Gás Natural Veicular - GNV).
 
Os campos de Oeste de Canoas e Espigão têm reserva estimada em 350 milhões de m³ de gás, sendo que o primeiro foi arrematado pelo Consórcio Engepet/Perícia, e o segundo pela Panergy. O investimento na exploração das duas áreas é estimado em R$ 25 milhões.
 
Área - De acordo com informações da ANP, a área de Oeste de Canoas, de 80,56 km² de extensão, situa-se em sua grande parte no município de Barreirinhas. O antigo campo, descoberto pela Petrobras em 4 de junho de 1971, cujo poço 1-OC-001-MA foi classificado como descobridor de campo com gás natural e considerado produtor subcomercial de gás, embora em testes de formação e esgotamento tenha produzido 3,7 milhões de m³.
 
Na área, há ainda os poços 1-RJ-1-MA, 1-RC-1-MA e 1-QB-1-MA, sendo que este último foi considerado produtor subcomercial de gás pelo antigo operador. Os demais foram considerados secos, sendo que o 1-RC-1-MA apresentou alguns indícios de hidrocarbonetos.
 
Já o antigo Campo de Espigão, também na Bacia de Barreirinhas, foi descoberto em 31 de maio de 1969, por intermédio do poço pioneiro 1-EO-1-MA e não foi colocado em produção por ser considerado produtor subcomercial de gás. Neste campo foram realizados 148,2 km de linhas sísmicas 2D e perfurados cinco poços.
 
A nova área de Espigão, com 21,35 km² de extensão e localizada no Município de Santo Amaro inclui quatro dos poços do antigo campo (1-EO-1-MA, 3-EO-3-MA, 3-EO-4-MA e 3-EO-5-MA). Entre estes poços, destacam-se o 1-EO-1-MA e o 3-EO-5-MA (descobridor de campo com gás).
 
Fonte:
Érika Pinheiro Rosa e Ribamar Cunha
Editores de Economia ( Jornal Estado do Maranhão)
 

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!