IV Semana do Hoteleiro discute Cultura, profissionalismo e inovação na hotelaria
O evento oportuniza o debate sobre os 25 anos do Curso Superior em Hotelaria no Maranhão, o primeiro a ser oferecido em uma universidade pública.
Em sintonia com a importância do setor hoteleiro para a economia das localidades e para o turismo, a Universidade Federal do Maranhão e o Curso de Hotelaria realizam a IV Semana do Hoteleiro de 7 a 9 de novembro, na Cidade Universitária. Nesta quarta edição, a Semana traz a temática Cultura, profissionalismo e inovação na hotelaria, que será apresentada por meio de conferências, palestras e minicursos com temas pertinentes ao mercado e aos estudos da área de hospitalidade e do turismo.
Nas duas últimas edições estiveram presentes o Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão, a Secretaria Municipal de Turismo, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH-MA), São Luís Convention & Visitors Bureau, várias empresas do setor hoteleiro, pesquisadores do Maranhão e de outras universidades do país.
Nessa perspectiva de contemplar o Dia do Hoteleiro, comemorado no dia 9 de novembro, e contribuir com o aprofundamento científico e a aproximação entre a academia e o mercado, o professor e coordenador do Núcleo de Projetos e Pesquisas em Hotelaria, Davi Andrade, afirma que “além de oportunizar o desenvolvimento científico e aproximar teoria e prática, a IV Semana do Hoteleiro é um laboratório para os discentes e docentes, que são responsáveis pela organização do evento. Aproximadamente 30 estudantes e 08 professores estão diretamente envolvidos no planejamento das atividades”, explicou.
O evento é direcionado a pesquisadores, docentes e acadêmicos das áreas de Hotelaria, Turismo, Administração, Marketing, Ambiente e Recursos Humanos, bem como para os profissionais e empresários de setor de turismo, hotelaria, alimentação, serviços e hospitalidade. Para incentivar a participação do público, especialmente dos estudantes, o valor da inscrição será de R$ 20,00. As palestras e mesas de debate vão contar com a participação de empresários, gestores e docentes da área de Hotelaria e Turismo do Maranhão e de outros Estados. Os discentes também poderão apresentar trabalhos (pesquisas, cases e relatos de experiência), que serão publicados em formato digital. A programação conta ainda com cinco minicursos: vinhos, coaching, eventos, cardápios e software de gestão hoteleira, com vaga limitada e taxa de inscrição.
Revisão: Késia Andrade Lugar: Cidade Universitária
Fonte: Carol Ribeiro /UFMA