Motos e Quadriciclos foram temas do Fórum Nacional

MOTOS E QUADRICICLOS FORAM TEMAS DO FÓRUM NACIONAL PROMOVIDO PELO DETRAN-MA EM BARREIRINHAS

Debates sobre formas de prevenção de acidentes com motos e propostas para uma regulação do uso quadriciclos foram alguns dos temas debatidos no último final de semana durante Fórum Nacional de prevenção de acidentes e regulação de tricilos e quadriciclos, promovido pelo Detran-MA, em Barreirinhas.


O evento contou com a presença de diretores e técnicos dos Detrans do Maranhão, Pará, Espirito Santo, Amapá, Roraima, além de membros do Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão, chefes das Circunscrições Regionais de trânsito do Maranhão, vereadores e a comunidade de Barreirinhas.


O Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo desenhou inicialmente o cenário de “guerra”, diante da quantidade de mortes, causadas pelos acidentes de trânsito. Durante sua explanação, Trindade destacou que houve um aumento de aproximadamente 12% da população, 85% da frota e 26% de mortes no trânsito nos 8 primeiros anos da primeira década do novo milênio.


Segundo dados apresentados pelo diretor é “impressionante e assustador o número de 40.000 vítimas fatais ao ano, o que nos leva a 103 vítimas por dia, tendo então 5 vítimas por hora. Dados que colocam o Brasil em 2º lugar no mundo na quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da China.


Logo em seguida dando prosseguimento ao tema, o Diretor Geral do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), Dr. Vinicius Nina avaliou o Fórum como centrado na prevenção. “Hoje muitas vidas são ceifadas pela falta de educação no trânsito e de iniciativas, como essa, no sentido de prevenir essa situação que é tão grave”, destacou o médico frisando que o quantitativo de pacientes aguardando cirurgia ortopédica no HUUFMA, na maioria vítimas de acidente de trânsito chega a mais de 1.200.


Para o médico Periguary Lucena, um dos mais conhecidos neurocirurgiões atuantes do Maranhão, o número de acidentes com moto no Estado são de uma epidemia. Segundo ele, as fraturas de face são muito comuns em acidentes causados por moto e principalmente na região marilar, maxilar e ossos próprios do nariz.
Logo em seguida o professor Dr. Renato Rosental, Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro falou sobre sua criação: um dispositivo médico (um capacete) que protege e evita lesões cerebrais em caso de acidentes. “O capacete funciona como um instrumento de hipotermia terapêutica. “Trata-se de um mecanismo barato que poderá diminuir os custos do Sistema de Saúde hoje, haja vista que o grande problema é que em situações como essa de traumatismo o tempo de resgate é fundamental para evitar maiores sequelas”, destacou o médico.


Outra inovação apresentada no Fórum foi um colete tipo airbag importado do Japão que visa proporcionar uma proteção real para os motociclistas, por infla em menos de 0,25 segundos o airbag protege o pescoço, coluna vertebral, tórax e cóccix do motociclista e reduz o impacto gravitacional na coluna e tórax em 75% e a aceleração e impacto no pescoço e cabeça em aproximadamente 40%.


Quadriclos - Um outro ponto tratado no Fórum foi a regulação do uso de quadriciclos no Estado do Maranhão, haja visto que a cidade de Barreirinhas concentra mais da metade da frota de quadriciclos do Estado conforme levantamento do Conselho Estadual de Trânsito, representado no Fórum pelos conselheiros Francisco de Assis Perez Soares,Larissa Abdalla Britto, Ten Cel PMMA, Raimundo Nonato Santos Sá e José Ribamar Alves Soares, que enfatizaram que os veículos da espécie quadriciclo, enquanto não obtiverem o CAT – Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito -, estão proibidos de circular nas vias públicas urbanas e rurais do Estado do Maranhão, exceto o uso de quadriciclos, nas vias públicas, para aos órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública para fins de policiamento e fiscalização e participantes de competições esportivas em âmbitos internacional, nacional, estadual e municipal, como foi o caso do Rally dos Sertões, cujo campeão na categoria quadriciclos de 2012, foi o maranhense Marcelo Medeiros que também participou do Fórum.
Para o Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo o evento cumpriu seu objetivo. “Creio que cumprimos o nosso papel ao abrir no Fórum os debates a respeito desses temas e que possamos trabalhar sempre pensando na segurança dos condutores !”, destacou Trindade.

Fonte: DETRAN- MA

Link da Noticia: http://www.detran.ma.gov.br/noticias2/?noticia=328&;titulo=MOTOS+E+QUADRICICLOS+S%C3O+TEMAS+DE+F%D3RUM+NACIONAL+PROMOVIDO+PELO+DETRAN-MA+EM+BARREIRINHAS

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!