Motos e Quadriciclos foram temas do Fórum Nacional

MOTOS E QUADRICICLOS FORAM TEMAS DO FÓRUM NACIONAL PROMOVIDO PELO DETRAN-MA EM BARREIRINHAS

Debates sobre formas de prevenção de acidentes com motos e propostas para uma regulação do uso quadriciclos foram alguns dos temas debatidos no último final de semana durante Fórum Nacional de prevenção de acidentes e regulação de tricilos e quadriciclos, promovido pelo Detran-MA, em Barreirinhas.


O evento contou com a presença de diretores e técnicos dos Detrans do Maranhão, Pará, Espirito Santo, Amapá, Roraima, além de membros do Conselho Estadual de Trânsito do Maranhão, chefes das Circunscrições Regionais de trânsito do Maranhão, vereadores e a comunidade de Barreirinhas.


O Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo desenhou inicialmente o cenário de “guerra”, diante da quantidade de mortes, causadas pelos acidentes de trânsito. Durante sua explanação, Trindade destacou que houve um aumento de aproximadamente 12% da população, 85% da frota e 26% de mortes no trânsito nos 8 primeiros anos da primeira década do novo milênio.


Segundo dados apresentados pelo diretor é “impressionante e assustador o número de 40.000 vítimas fatais ao ano, o que nos leva a 103 vítimas por dia, tendo então 5 vítimas por hora. Dados que colocam o Brasil em 2º lugar no mundo na quantidade total de fatalidades no trânsito, atrás apenas da China.


Logo em seguida dando prosseguimento ao tema, o Diretor Geral do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), Dr. Vinicius Nina avaliou o Fórum como centrado na prevenção. “Hoje muitas vidas são ceifadas pela falta de educação no trânsito e de iniciativas, como essa, no sentido de prevenir essa situação que é tão grave”, destacou o médico frisando que o quantitativo de pacientes aguardando cirurgia ortopédica no HUUFMA, na maioria vítimas de acidente de trânsito chega a mais de 1.200.


Para o médico Periguary Lucena, um dos mais conhecidos neurocirurgiões atuantes do Maranhão, o número de acidentes com moto no Estado são de uma epidemia. Segundo ele, as fraturas de face são muito comuns em acidentes causados por moto e principalmente na região marilar, maxilar e ossos próprios do nariz.
Logo em seguida o professor Dr. Renato Rosental, Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro falou sobre sua criação: um dispositivo médico (um capacete) que protege e evita lesões cerebrais em caso de acidentes. “O capacete funciona como um instrumento de hipotermia terapêutica. “Trata-se de um mecanismo barato que poderá diminuir os custos do Sistema de Saúde hoje, haja vista que o grande problema é que em situações como essa de traumatismo o tempo de resgate é fundamental para evitar maiores sequelas”, destacou o médico.


Outra inovação apresentada no Fórum foi um colete tipo airbag importado do Japão que visa proporcionar uma proteção real para os motociclistas, por infla em menos de 0,25 segundos o airbag protege o pescoço, coluna vertebral, tórax e cóccix do motociclista e reduz o impacto gravitacional na coluna e tórax em 75% e a aceleração e impacto no pescoço e cabeça em aproximadamente 40%.


Quadriclos - Um outro ponto tratado no Fórum foi a regulação do uso de quadriciclos no Estado do Maranhão, haja visto que a cidade de Barreirinhas concentra mais da metade da frota de quadriciclos do Estado conforme levantamento do Conselho Estadual de Trânsito, representado no Fórum pelos conselheiros Francisco de Assis Perez Soares,Larissa Abdalla Britto, Ten Cel PMMA, Raimundo Nonato Santos Sá e José Ribamar Alves Soares, que enfatizaram que os veículos da espécie quadriciclo, enquanto não obtiverem o CAT – Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito -, estão proibidos de circular nas vias públicas urbanas e rurais do Estado do Maranhão, exceto o uso de quadriciclos, nas vias públicas, para aos órgãos que fazem parte do sistema de segurança pública para fins de policiamento e fiscalização e participantes de competições esportivas em âmbitos internacional, nacional, estadual e municipal, como foi o caso do Rally dos Sertões, cujo campeão na categoria quadriciclos de 2012, foi o maranhense Marcelo Medeiros que também participou do Fórum.
Para o Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo o evento cumpriu seu objetivo. “Creio que cumprimos o nosso papel ao abrir no Fórum os debates a respeito desses temas e que possamos trabalhar sempre pensando na segurança dos condutores !”, destacou Trindade.

Fonte: DETRAN- MA

Link da Noticia: http://www.detran.ma.gov.br/noticias2/?noticia=328&;titulo=MOTOS+E+QUADRICICLOS+S%C3O+TEMAS+DE+F%D3RUM+NACIONAL+PROMOVIDO+PELO+DETRAN-MA+EM+BARREIRINHAS


Imprimir   Email