Projeto de Melhoria para PN dos Lençóis Maranhenses

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ganhará novas facilidades

Com a assinatura de termo de reciprocidade com o Estado do Maranhão, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (dia 17), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) poderá dotar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de infraestrutura capaz de atender melhor aos turistas.

Entre os projetos previstos para serem implementados até 2014 estão o portal de entrada do parque, no município de Barreirinhas, e o centro de visitantes. O centro deverá abrigar uma megaexposição multimídia permanente, intitulada “Do grão de areia às dunas: descubra os Lençóis Maranhenses, um patrimônio natural a ser conservado”.

MAIS PROJETOS
De acordo com o termo de reciprocidade, firmado pelo presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, e pelo secretário de Meio Ambiente do Maranhão, Carlos Victor Guterres, caberá ao instituto, entre outras coisas, fornecer os projetos arquitetônicos e estruturais do centro de visitantes e garantir o cumprimento dos instrumentos legais para a proteção do meio ambiente.

O termo de reciprocidade não prevê repasse de verbas para as obras, que estão garantidas em um outro acordo já assinado. Pelo contrato, a União entra com R$ 2,3 milhões, por meio do programa Parques da Copa, dos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, e o Estado do Maranhão com uma contrapartida de R$ 400 mil.

Fonte: Panrotas


Imprimir   Email