O prefeito de Barreirinhas, Leo Costa, disse ontem (23) que a prefeitura deverá retomar o projeto de homologação do novo aeroporto de Barreirinhas junto à Agência Nacional de Aviação Civil. A pista de 1,5 mil metros está abandonada e até mesmo a proteção do aeródromo foi depredada ou furtada. Atualmente, o aeródromo se encontra interditado e a pista antiga recebe aeronaves de pequeno porte de forma clandestina.
A proposta vai ao encontro à programação do Ministério do Turismo, que incluiu Barreirinhas entre 60 destinos a serem divulgados para a Copa do Mundo de 2014. O aeroporto da cidade também deverá ser contemplado com o Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que prevê a construção, ampliação ou modernização de 200 terminais no país.
Segundo o gerente de Política de Serviços Aéreos da SAC, Gustavo Fleury, a meta é ampliar de 71% para 94% o percentual de brasileiros atendidos por aeroportos no país. A garantia de inclusão de Barreirinhas também foi dada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Leo Costa esteve na Difusora nesta manhã. Concedeu entrevistas ao Bom Dia Maranhão, telejornal mais antiga do Estado, e ao Manhã Difusora, da Rádio Difusora AM 680. Ele lembrou que na década de 1950 Barreirinhas tenha uma linha regular entre São Luís e a cidade. Cuja concessão era da Aliança Taxia Aeréo.
Na prefeitura há uma previsão de transformar o aeroporto antigo, que serve atualmente a pequenas aeronaves, em um centro de lazer para a população e 0para os visitantes. Além disso, a ideia é fomentar o artesanato e a produção local, com a instalação de uma feira.
Fonte: Sistema Difusora