Salão de Turismo da Rota das Emoções começa quinta (28), em Barreirinhas

Começa quinta-feira (28) a segunda edição do Salão de Turismo da Rota das Emoções, na cidade de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos do roteiro. O evento segue até sábado (30), sendo uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Maranhão.

“O Salão de Turismo da Rota das Emoções é um projeto vencedor, que envolve o Piauí, o Ceará e o Maranhão. Para nós é um grande desafio realizar essa segunda edição, já que a primeira, realizada no Piauí, foi grandiosa. “O Piauí foi pioneiro em sediar o Salão, realizando um evento coroado de êxito. Aprimoramos a ideia, e esperamos fazer um evento maior e melhor do que o realizado em 2013”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais. 

O projeto do salão teve início em 2013 no Piauí. O evento ocorrerá anualmente, em sistema de rodízio, em cada um dos Estados do roteiro. Este ano, o salão será sediado no Maranhão, e em 2015, no Ceará, sendo é um espaço de apresentação e promoção dos atrativos e serviços desse roteiro. A ideia é ampliar a oportunidade de acesso a mercados por parte dos empresários que compõem o trade turístico desse destino, além de fortalecer as relações entre iniciativa privada, poder público e comunidade. 

“O Salão é uma forma de divulgarmos o que acontece na Rota das Emoções, aproximando todos que atuam na região do roteiro, reconhecido pelo Ministério do Turismo como o melhor do país. Estamos fazendo muito pela nossa região e os resultados vão além do esperado. Além de fomentar o turismo, estamos conseguindo aproximar gestores públicos, que unidos estão buscando soluções para os problemas desse território”, comenta o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes. 

Esta edição do Salão envolverá Mostra de Turismo dos Municípios, Espaço do Conhecimento - mesas redondas, painéis, seminários; Festival Gastronômico, rodadas de negócios, além de apresentações culturais. Serão trabalhados quatro eixos temáticos: preservação ambiental, sustentabilidade e exploração econômica; educação, cultura e turismo nos municípios; inclusão social via turismo sustentável; e infraestrutura e acessibilidade.

Os quatorze municípios que fazem parte da Rota terão estandes no Salão de Turismo. Do Piauí, estarão presentes representantes de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Do Ceará, os municípios contemplados serão Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia e Santo Amaro serão as cidades do Maranhão representadas no Salão. 

Entre os expositores do salão estarão ainda operadores e agentes de turismo parceiros da Rota das Emoções, cooperativas artesanais, e meios de alimentação. 

Nos encontros de negócios, representantes de operadoras nacionais se reunirão com empresários do trade turístico da região, a fim de que a comercialização do roteiro possa avançar nos mercados nacional e internacional. “O Governo do Estado apoia esta iniciativa porque entende que o Salão de Turismo é muito importante para divulgar a Rota das Emoções e para promover uma maior integração entre os municípios”, declara o secretário de Turismo do Estado do Piauí, Luís Neto. 

O prefeito de Barreirinhas, Leo Costa, falou que a cidade estará preparada para receber os visitantes do Salão e que acredita no sucesso do evento. “Precisamos nos engajar nesse esforço gigantesco do Sebrae para fazer o turismo avançar. E esse evento é uma das ações que compõem esse projeto de consolidação da atividade turística nessas regiões”, afirmou. 

No espaço do Piauí no Salão de Turismo, estarão presentes empresários do trade turístico e artesãos, mostrando as potencialidades de cada um dos municípios do Estado que compõem o roteiro, bem como a infraestrutura existente na região para receber os turistas. O Piauí será destaque ainda por meio das apresentações culturais, que ocorrerão dentro da programação do salão. No espaço de comercialização cooperativas artesanais do Estado vão comercializar peças em cestaria e trançados, rendas e bordados, tipologias predominantes nas cidades que compõem o roteiro. 

Fonte: Jornal O Dia

Barreirinhas - MA

O que fazer em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses: Dicas de quando ir, onde ficar, onde comer

Como chegar em Barreirinhas - MA / Como chegar aos Lençóis Maranhenses - MA

Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 255km, quatro horas de viagem .O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto. Confira mais detalhes sobre transporte para Barreirinhas e faça sua reserva clicando aqui

Dica: Em geral as viagens pela manhã são mais calmas, o cliente chega um pouco antes do almoço e já poderá realizar algum passeio durante a tarde em Barreirinhas.

Onde ficar em Barreirinhas - MA

Reserve Hotéis, Apartamentos, Villas, Albergues, Resorts, Cama e Café.Hotéis em Barreirinhas. Escolha a opção mais confortável e ideal para o seu bolso. Confira os melhores preços, promoções de Hospedagem para Barreirinhas e conheça nossos Lençóis Maranhenses. Confira nossas ofertas clicando aqui

Pacotes Turísticos Lençóis Maranhenses

Monte seu Pacote para os Lençóis Maranhenses. Fique por dentro dos preços, promoções, tire suas dúvidas clicando aqui

Melhor epoca para visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor epoca para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de Maio a Setembro ( Nivel das Lagoas Alto), mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro.

Melhores passeios em Barreirinhas - MA, Lençóis Maranhenses

Os passeios nos lençóis maranhenses pode ser feito em grupo ou individual, temos saídas regulares todos os dias para os seguintes passeios:

Passeio Lagoa Azul - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Lagoa Bonita - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio do Rio Preguiças ( Vassouras, Caburé, Farol de Mandacaru) - Voadeiras- Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Atins - Canto do Atins - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Passeio Cardosa - Boia Cross - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Sobrevoo Lençóis  - Mais detalhes do passeio clicando aqui

Normas de visitação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados. Para evitar problemas, observe se o veículo está adesivado com a marca do Parque Nacional e número de credenciamento e se os condutores portam os crachás de identificação.


• Quem pretende visitar o Parque Nacional em veículo 4x4 próprio precisa solicitar autorização para a administração do ICMBio em Barreirinhas..
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido entrar no parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, seja um visitante consciente!