Portal Barreirinhas

Portal Barreirinhas


Barreirinhas - Lençóis Maranhenses - Brasil - O Portal Barreirinhas é um guia completo que envolve atividades econômicas e comercias, jornalismo, cultura,turismo, esporte e divulgação de eventos, voltado para a comunidade de Barreirinhas e adjacências. Foto: Elayne Gomes

Equipe gestora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fiscaliza defeso do caranguejo-uçá

Brasília (20/02/2017) – A partir do próximo dia 27, a equipe gestora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), volta a campo para fiscalizar o cumprimento da Instrução Normativa (IN) Interministerial nº 6, dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que regula o defeso (proibição de captura) do caranguejo-uçá.

Entre os dias 6 e 10, a equipe percorreu a zona de amortecimento do parque para informar às pessoas sobre os períodos de restrição e as regras contidas na IN. A ação contou com o apoio de voluntários do parque e abrangeu os locais onde geralmente circulam pessoas que exploram o caranguejo-uçá.

Foram feitas visitas às feiras, mercado municipal, restaurantes e comércio de Barreirinhas e nas colônias de pescadores e zonas portuárias de Barreirinhas e Humberto de Campos, municípios que abrigam o parque e seu entorno.

A Instrução Normativa

A IN proibe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante a ''andada'' (período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos).

Neste ano, a proibição corresponde aos seguintes períodos de lua cheia e de lua nova: primeiro período: de 13 a 18 de janeiro, e de 28 de janeiro a 2 de fevereiro; 2º período: de 11 a 16 de fevereiro, e de 27 de fevereiro a 4 de março; 3º período: de 13 a 18 de março, e de 28 de março a 2 de abril.

De acordo com a IN, pessoas e empresas que fazem manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização do caranguejo-uçá só poderão realizar essas atividades durante os períodos de "andada" quando fornecerem a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes ao Ibama ou ao ICMBio nas áreas onde existirem unidades de conservação federais.

Ainda conforme a Instrução Normativa, durante os períodos do defeso, a fiscalização será reforçada e quem for pego explorando o caranguejo-uçá estará sujeito às penalidades administrativas e criminais previstas no Decreto 6.514/08 e na Lei 9.605/98, mais conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Os caranguejos apreendidos pela fiscalização, quando vivos, deverão ser liberados, preferencialmente, em seu habitat.

Comunicação ICMBio

Últimos Locais Adicionados

1. AVA ( Sobrevoos e Taxi Aéreo)
    AVA ( Sobrevoos e Taxi Aéreo)
    Endereço: Avenida Brasilia nº 17
2. Mauro Tur
    Mauro Tur
3. Galeria Arte da Terra
    Galeria Arte da Terra
    Endereço: Beira Rio
4. Hotel Rio Preguiças
    Hotel Rio Preguiças
    Endereço: Avenida Brasilia, 80
Leia Mais...

Os Mais Votados

1. Praia de Caburé
    Praia de Caburé
    Star10Star10Star10Star10Star10
2. Rio Preguiças
    Rio Preguiças
    Star10Star10Star10Star10Star10
3. Centro Cultural Baial Ramos
    Centro Cultural Baial Ramos
    Star10Star10Star10Star10Star10
4. Vassouras
    Vassouras
    Star10Star10Star10Star10Star10
Leia Mais...

Busca por Locais

Retornar ao Topo